Mato Grosso do Sul, 8 de outubro de 2026

IPVA 2026: Segunda parcela vence nesta sexta-feira (27) em MS

Contribuintes devem quitar guia digital para evitar juros e multas

Proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul que optaram pelo parcelamento do IPVA 2026 devem efetuar o pagamento da segunda parcela até esta sexta-feira, 27 de fevereiro. O cumprimento do prazo é essencial para evitar a incidência de juros, multas e garantir a regularidade do licenciamento veicular.

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) lembra que o calendário segue até maio para quem não aproveitou o desconto de 15% da cota única. Atualmente, a frota tributável do estado soma cerca de 870 mil veículos.

Confira o calendário de vencimentos

O imposto pode ser quitado em até cinco vezes, com valores mínimos de R$ 30 (motos) e R$ 55 (demais veículos):

  • 2ª parcela: 27 de fevereiro
  • 3ª parcela: 31 de março
  • 4ª parcela: 30 de abril
  • 5ª parcela: 29 de maio

Modernização e Acesso

Desde o ano passado, o Governo de MS digitalizou 100% das emissões. Os boletos não são mais enviados por correio e devem ser emitidos exclusivamente pelo site oficial: www.sefaz.ms.gov.br/ipva.

Isenções e Benefícios vigentes

Mato Grosso do Sul mantém uma das políticas de isenção mais amplas do Brasil, incluindo:

  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação.
  • Isenção total: Veículos movidos a GNV, máquinas agrícolas e embarcações de pesca profissional.
  • Reduções: 60% de desconto para PCDs e alíquotas diferenciadas para frotistas (acima de 30 veículos).
  • Setor Produtivo: Caminhões, ônibus e motorhomes possuem redução de até 50% na base de cálculo.
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi