Quadrilha que usava nome de vulneráveis em fraude é alvo da PF em MS
![](https://msempauta.com.br/wp-content/uploads/2024/07/APP-Caixa.jpg)
A Polícia Federal (PF), em parceria com a Caixa Econômica Federal, deflagrou nesta quarta-feira, dia 10 de julho, operação contra quadrilha que acessava contas digitais do banco com a ajuda de um funcionário da agência e de terceirizados, desviando valores de benefícios sociais.
Os criminosos abriram diversas contas bancárias em nome de moradores de rua, em clara situação de vulnerabilidade social.
Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói/RJ, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí.
Os criminosos causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões, conforme apontou a investigação iniciada em abril de 2023, envolvendo a Delegacia de Polícia Federal em Niterói, a REAPDRJ (Caixa) e a Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude da Caixa.
Os funcionários foram selecionados pela quadrilha em troca de propina para liberar o acesso dos criminosos ao aplicativo Caixa TEM, responsável por contas digitais sociais de valores de benefícios sociais, incluindo o Auxílio Emergencial.
Ainda conforme a investigação, as contas foram abertas em nome de terceiros que desconheciam as fraudes, sendo utilizadas apenas para abrigar os valores desviados. Posteriormente, o dinheiro era repassado entre os destinatários finais dos recursos.