MS se destaca nacionalmente em melhoria da administração pública em diferentes áreas
Com ações desenvolvidas para a melhoria da administração pública, voltada a transparência e a governança adequadas, Mato Grosso do Sul é destaque nacional no Ranking de Competitividade dos Estados, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
A ferramenta, que apoia a liderança pública com foco na melhoria da gestão, avalia 99 indicadores para mensurar o desempenho dos estados nas áreas de governança, social e ambiental, aliadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).
O Estado é atualmente o 9°colocado no ranking geral, resultado que foi divulgado no dia 21 de agosto, em Brasília (DF), e se destaca nas áreas de capital humano, solidez fiscal e sustentabilidade social.
Além disso, MS foi finalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2024 – do CLP –, com o programa “Centro de Inteligência GOV MS”. Projetos dos estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Goiás e Maranhão.
O pilar de ‘capital humano’ – no qual MS está em 3° no ranking – avalia o nível educacional da mão de obra, aspectos ligados à inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade da economia. Na área, o MS subiu uma posição no índice de desocupação de longo prazo, passando para 4° posição.
No pilar são dadas notas referentes a inserção econômica – inclusive de jovens –, formalidade do mercado de trabalho, custo de mão de obra, qualificação de trabalhadores, produtividade e outros.
“O Mato Grosso do Sul é o terceiro em capital humano. Isso destaca a situação de emprego no Estado, além da situação de empregos formais e as oportunidades aos jovens”, explicou o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo – da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Thaner Castro Nogueira.