Mato Grosso do Sul, 5 de fevereiro de 2025

Volkswagen A0 SUV terá cara de mini-Tiguan em corpo de Polo

Você já deve ter ouvido falar no “causo” da volta da produção do Volkswagen Gol em Taubaté (SP), a partir de 2025. Tal informação já foi desmentida pelo próprio CEO da marca no Brasil, Ciro Possobom. O executivo, no entanto, confirmou a existência de um novo modelo a ser produzido na fábrica do interior paulista. Estamos falando do projeto A0 SUV ou VW246, que deve chegar ao mercado em março do ano que vem.

O novo utilitário esportivo de entrada da Volkswagen terá plataforma MQB A0 (daí o apelido A0 SUV) e compartilhará o entre-eixos de quase 2,57 metros de Polo e Nivus. Aliás, herdará de ambos toda a estrutura da carroceria e a estamparia das portas laterais.

Tanto que os pontos de fixação nas linhas de Taubaté serão os mesmos do hatch, enquanto os de solda precisarão de ajustes relativamente pequenos. Todos esses detalhes ajudarão a fabricante a economizar custos. Mas, apesar disso, apenas para o projeto A0 SUV (ou VW246) a companhia destinará um investimento total de R$ 1 bilhão. Seu objetivo será enfrentar Fiat Pulse e Renault Kardian na faixa de R$ 100 mil a R$ 130 mil.

Ou seja, o modelo será posicionado abaixo de Nivus e T-Cross na gama da marca alemã. Mesmo compartilhando o monobloco com Polo e Nivus, o Volkswagen A0 SUV terá um visual próprio, com detalhes exclusivos nos balanços dianteiro e traseiro.

Para-choques, grade, faróis e capô (com vincos elevados) serão inéditos, assim como para-lamas, tampa do porta-malas e lanternas. A expectativa é de que ele se pareça mais com a nova geração do Tiguan europeu do que com seus irmãos de carroceria. Nas dimensões, serão pouco mais de 4,10 metros de comprimento, mais de 1,75 m de largura, quase 1,60 m de altura e os já mencionados 2,57 m de entre-eixos.

Internamente, haverá boa dose de compartilhamento de peças de acabamento com o próprio Polo e o Nivus, mas o A0 SUV deve trazer novos elementos visuais no painel central e nas guarnições das portas laterais.

Quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, central multimídia VW Play de 10 polegadas, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, freio de estacionamento manual, quatro airbags e carregador de celular por indução devem compor o pacote de tecnologia, segurança e conforto.

Ainda não está claro se o modelo trará algum item do pacote ADAS de segurança ativa, como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa ou controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Mas uma coisa é certa: não espere por motores híbridos no projeto A0 SUV, pelo menos nessa primeira fase.

o projeto VW246 trará apenas o motor 1.0 TSI turboflex de três cilindros e 12 válvulas com injeção direta de combustível sob o capô. Ele estará disponível em duas calibrações distintas.

Na mais mansa, chamada apenas TSI, terá 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque, aliado ao famoso câmbio manual de cinco marchas MQ200 ou automático de seis velocidades (AQ160-6F). É o mesmo trem de força do Polo. Já a 200 TSI, de Virtus e Nivus, tem 116 cv (gasolina) ou 128 cv (etanol) e 20,4 kgfm, sempre automático de seis marchas (caixa AQ200).

Quanto ao nome, A0 SUV é apenas um apelido interno e VW246, um código de projeto usado pela engenharia. Mas esqueça qualquer chance de ver o Gol ressuscitado. Em outubro do ano passado, a fabricante fez uma clínica com potenciais clientes para apresentar sete possíveis nomes para o projeto A0 SUV: Tera, Teon, Taira, Therion, Copan, Copa e Hera. Desses, apenas Tera, Therion e Hera estão efetivamente registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

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