Eventos de julho a setembro aquecem o turismo em Bonito e na Serra da Bodoquena
Com sete grandes eventos de cultura, religião, esportivo e temático programados para julho, agosto e setembro, Bonito mantém a média de público visitante na alta e baixa temporadas e movimenta toda a cadeia do turismo, com reflexos também nos dois municípios vizinhos, Jardim e Bodoquena, com os quais forma a Rota Turística Bonito Serra da Bodoquena. Somente o Brasil Ride levará mais de três mil pessoas ao destino.
A cidade reúne os pré-requisitos necessários para sediar eventos em várias modalidades, com uma excelente rede hoteleira, restaurantes de diversas categorias, aeroporto regional conectado com Viracopos e Congonhas, locadoras de automóveis, agências de viagens e um centro de convenções com capacidade para atender encontros com até 2.000 pessoas, entre outras infraestruturas necessárias. Com essa infraestrutura, Bonito está se tornando um destino natural para eventos.
Antecipando a alta temporada de julho, a Capital do Ecoturismo realiza de 27 a 30 de junho uma das maiores festas religiosas de Mato Grosso do Sul: a 94ª Festa de São Pedro, padroeiro local. A celebração comunitária iniciada em 1928, quando a cidade ainda não existia, conta com cavalgada (no dia 29, com a participação do clube de laço local), quermesse, quadrilhas, novena, missa campal e atrai milhares de pessoas da região.
Literatura e cinema
O mês das férias escolares começa com a oitava edição do FLIB (Feira Literária de Bonito), que deve reunir durante os quatro dias (de 3 a 6) mais de dez mil pessoas. Debatendo “Literatura: as fronteiras e as travessias”, o evento será realizado na Praça da Liberdade e reunirá expressões da literatura e das artes nacionais e regionais, com lançamentos de livros, homenagens e shows musicais (uma das atrações será o músico Renato Teixeira).
De 19 a 27 de julho, a cidade receberá a segunda edição do Bonito Cinesur – Festival de Cinema Sul-Americano. Além de grandes filmes nacionais e estrangeiros, o evento terá encontros de renomados produtores, atores, diretores, professores e estudantes, além de oficinas e debates das obras. No ano passado, o festival recebeu 4.200 pessoas e este ano estima-se um público de 5.500 pessoas.
Brasil Ride e FIB
Ainda em julho, no dia 31, o destino recebe mais uma edição do Brasil Ride, uma das maiores competições de mountain bike, que segue até 3 de agosto. São mais de mil atletas inscritos, o que representa a presença de cerca de três mil pessoas – incluindo os acompanhantes dos competidores – visitando e consumindo na cidade –. O evento também promove o destino nacionalmente na mídia, mostrando a relação dos atletas com a natureza.
No mês de agosto (dias 21 a 25), acontece o 23º Festival de Inverno de Bonito (FIB), um evento já consolidado que eleva a taxa de ocupação da rede hoteleira em 100%, como ocorreu no ano passado. Este ano, além das múltiplas atividades culturais e extensa programação, as atrações musicais são: Zé Ramalho, Sandra de Sá, Monobloco, Alexandre Pires, Teodoro e Sampaio e Olodum. Em 2023, o festival recebeu um público de 100 mil pessoas.
Inspira Ecoturismo
De 10 a 14 de setembro, será realizado no Centro de Convenções de Bonito o Inspira Ecoturismo, evento promovido pelo Sebrae de fomento do setor turístico com palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas para aperfeiçoar conhecimentos e fortalecer networkings (redes de relacionamento). No mesmo mês, nos dias 13 a 15, a cidade recebe a segunda etapa do Circuito de Laço do Nabileque, festa tradicional da cultura do campo.
Mais informações: