Mato Grosso do Sul, 6 de janeiro de 2025

Mosquitos soltos há três anos ajudam no controle da dengue em Campo Grande

O Brasil registrou um aumento no número de casos da dengue em janeiro deste ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que foram mais de 217 mil notificações nas quatro primeiras semanas do ano, enquanto em 2022 foram 65.366. No entanto, indo na contramão de diversas capitais, Campo Grande tem registrado um baixo índice da doença: até o dia 23, houve 375 casos notificados.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) ainda mostram que, em janeiro do ano passado, a capital de MS teve 1.233 casos notificados, o que representa uma diminuição de 69,5% ante os números deste ano. Parte da explicação para essa redução é direcionada ao projeto Wolbachia, que começou a ser implementado na Capital em dezembro de 2020.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, informa que os resultados da liberação dos mosquitos em Niterói (RJ), primeira cidade brasileira a testar o método, apontam que, dois anos após a soltura dos chamados wolbitos, já dá para perceber uma redução no número de casos de até 70%. Quatro anos depois, foi notificado no mesmo município fluminense uma redução de até 90% dos casos.

E o mesmo já pode ser notado nos primeiros bairros de Campo Grande que receberam o projeto há mais de dois anos.

Fonte: Correio do Estado

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi