Papy e Beto Pereira debatem sobre mobilidade urbana com servidores do Detran
Mobilidade urbana é mais uma demanda cobrada pela população de Campo Grande. Diante dessa demanda, o vereador Papy (PSDB) e o candidato a prefeito da Capital, Beto Pereira (PSDB), se reuniram com os servidores do Detran para debater sobre o tema.
“Você sabe muito bem sobre o quanto o Município precisa criar facilidades de locomoção no trânsito da cidade, mas isso precisa de planejamento. As políticas públicas precisam ser planejadas e ter interligação umas com as outras. Quando a gente fala em mobilidade, não é só construir asfalto, ponte, como se isso fosse suficiente para sanar os problemas”, disse Papy aos servidores.
Segundo o vereador, recentemente saiu uma pesquisa sobre a relação entre população e motocicletas e mostrou que Campo Grande é a cidade que tem a maior frota de motos do país. Além disso, o levantamento também apontou que 60% dos motociclistas não são habilitados.
“Em consequência disso, nós temos os hospitais lotados onde suga o dinheiro da saúde pública que poderia ser usado em outras questões e está lá servindo para salvar vidas que se acidentaram no trânsito de Campo Grande, um trânsito violento que mata muitas pessoas”, pontuou Papy.
Baseado nesse levantamento, o vereador abordou sobre a fiscalização deficitária no trânsito da Capital. Conforme o vereador, a fiscalização é um dos pilares da mobilidade e do trânsito eficiente, mas atualmente, há um déficit de servidores que trabalham nessa função na Prefeitura de Campo Grande. “Não há concurso público para o fiscal de trânsito. Como você vai ter uma melhoria no trânsito, como nós vamos falar de mobilidade urbana e construir novos acessos e novas ruas sem ter uma fiscalização eficaz?”.
Papy também falou da falta de sinalização de trânsito e do trabalho dele como vereador em indicar melhorias no trânsito. “Quando eu ando por Campo Grande, cansei de fazer isso enquanto vereador, solicitando sinalização de trânsito. Muitas vezes uma sinalização corrige todo o trânsito. Lá na Câmara Municipal nós trabalhamos diversas vezes para tratar o trânsito, mas é muito difícil porque a atual gestão, além de não ter planejamento cria para si demandas do trânsito, força demandas na conta dela”, ressaltou.
Um exemplo citado foi a obra de revitalização da Rua 14 de Julho, que não houve planejamento para as mudanças – positivas – que estavam por acontecer em pouco tempo. “Com as obras na 14, faz com que a pessoa busque mais o Centro, mas não tem o transporte público eficiente, ela não tem vaga de estacionamento, cria um trânsito muito maior, a pessoa não dá conta de parar, não vai na loja e prejudica o comércio. O próximo prefeito precisa pensar na transversalidade da política pública tendo a mobilidade pública e de trânsito tendo como ponto principal nessa construção”, finalizou.
De acordo com Papy, no primeiro semestre deste ano, o Legislativo Municipal, buscando solucionar parte dos problemas de mobilidade urbana na Região Central, aprovou a contratação de uma empresa para o estacionamento rotativo, mas até o momento o Executivo nem iniciou o processo de licitação, o que melhoraria o fluxo para o comércio.
Beto Pereira também falou sobre as melhorias para mobilidade urbana, caso seja eleito, e disse que conta com apoio de Papy na Câmara Municipal para fazer Campo Grande voltar a ser a Cidade Morena que todos desejam.
“Papy é um vereador preparado que disputa a reeleição, discute o orçamento, a lei de diretrizes. É alguém que tem uma vasta experiência”, elogiou Beto.
Participaram do encontro o diretor-presidente do Detran, João César Matogrosso, toda a diretoria do departamento, e outros candidatos a vereador da Capital.