Balanço: “Este é um ano para se comemorar”, diz Gerson Claro
![](https://msempauta.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Gerson-entrevista.jpg)
“Um ano para se comemorar”. É assim que o deputado Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), define 2023. O parlamentar, que finda o primeiro ano de sua gestão, fez um balanço do trabalho legislativo em 2023 e falou sobre expectativas para 2024.
Entre outros temas, o deputado destacou a transparência do Parlamento, a atenção para a pauta ambiental, a aprovação da Lei do Pantanal, a estabilidade política e econômica do Estado e a preocupação com o desenvolvimento, enfrentamento das desigualdades e promoção de qualidade de vida e dignidade à população sul-mato-grossense.
“É um ano para se comemorar”, afirmou o deputado em resposta à pergunta sobre como foi 2023. “Nós comemoramos bastante com os servidores, com a população. Tivemos festa junina, corrida e confraternização de encerramento. Mas, ainda mais importante, é um ano para se comemorar a efetividade do trabalho dos parlamentares”, completou.
Gerson mencionou alguns números relativos ao volume das atividades legislativas – neste ano, foram realizadas 143 sessões plenárias deliberativas, com apresentação de 6.442 proposições, além de 31 audiências públicas, 15 seminários, 40 visitas oficiais e institucionais, entre outras ações.
Esses dados ajudam a dimensionar outro aspecto enfatizado pelo presidente da Casa de Leis: a participação efetiva da sociedade. “A Assembleia Legislativa foi muito movimentada neste ano, com abertura para a população, para a sociedade organizada. Tivemos a presença de lideranças políticas, de secretários, prefeitos, pessoas do interior. Isso tudo é muito importante, porque oxigena o trabalho da Assembleia Legislativa. E o nosso trabalho é estarmos preparados para ouvir a sociedade e, através do debate, levar para as legislações aquilo que interessa para a população de Mato Grosso do Sul”, pontuou.
O compromisso do Parlamento com a população sul-mato-grossense também pôde ser notado com a participação expressiva dos deputados nas sessões plenárias e em outras reuniões e eventos realizados na Casa de Leis. “Raras vezes na história da Assembleia, nós vimos um plenário com tanta participação quanto neste ano. Na última sessão, que foi extraordinária, nós tivemos 23 deputados presentes. E, em muitos momentos, estávamos com a totalidade dos deputados presentes. Este ano foi um ano de plenário cheio, com os deputados participando efetivamente das sessões. Nós temos convicção que a sociedade que ganha com isso”, enalteceu o presidente.