Mato Grosso do Sul, 22 de setembro de 2025

Vento de 80 km/h causa estragos em Amambai e em outras cidades de MS

Temporal com rajadas de vento destelha casas e derruba árvores na região

Um temporal com ventos de até 80 km/h causou estragos em Amambai, no sul de Mato Grosso do Sul, na manhã desta segunda-feira (22). A tempestade, que começou por volta das 5h30, provocou o destelhamento de casas, a queda de árvores e deixou parte da cidade sem energia elétrica. O Corpo de Bombeiros registrou dez ocorrências em duas horas, sete delas relacionadas a destelhamentos.

De acordo com o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, equipes da prefeitura trabalham para liberar ruas e auxiliar famílias que possam ter ficado desabrigadas. Postes de energia também foram derrubados pela força do vento, o que contribuiu para a falta de luz em muitos bairros.

A região está sob alerta laranja de perigo para tempestade, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O aviso, válido até a tarde de segunda-feira, prevê chuvas intensas e ventos que podem chegar a 100 km/h, além de risco de queda de granizo. O alerta reforça a possibilidade de danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Temporais atingem várias cidades

Além de Amambai, outras cidades de Mato Grosso do Sul também registraram volumes significativos de chuva, como Ponta Porã (26,8 mm), Dourados (14,2 mm) e Maracaju (7,2 mm). A chegada de uma frente fria ao estado, alertada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), é a principal causa dos temporais, que devem continuar nas próximas horas, com fortes rajadas de vento e descargas elétricas.

A Defesa Civil reforça a importância de precauções: evitar se abrigar sob árvores ou estruturas altas e desligar aparelhos elétricos em caso de tempestade.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi