Mato Grosso do Sul, 13 de fevereiro de 2025

Super Tucano decola de Campo Grande para interceptar aeronave com carga de cocaína no Paraná

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira decolaram de Campo Grande na manhã desta terça-feira (9) para interceptar uma aeronave de modelo CESNA-182, de matrícula PT-CPR, que ingressou no espaço aéreo brasileiro através do Paraguai.

Incialmente, a aeronave foi identificada na fronteira do país vizinho com Mato Grosso do Sul, sem plano de voo. Sendo assim, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela Polícia Federal. 

A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), e por falta de resposta, a aeronave foi classificada como suspeita. Foi constatado ainda que ela estava com matrícula clonada.

Foi determinado pelo piloto do A-29 pouso obrigatório em Londrina. A aeronave não cumpriu e fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo, às 11h10min.

Depois disso, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O tripulante que estava a bordo foi detido e a carga suspeita (pasta base de cocaína) apreendida.

A ação faz parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo é coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, no qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi