Quarta-feira de Cinzas: início da Quaresma e dia de jejum e abstinência
![](https://msempauta.com.br/wp-content/uploads/2024/02/papa-francisco-quaresma.jpg)
A Igreja nos ensina que na quarta-feira antes do 1º Domingo da Quaresma, os fiéis que recebem as cinzas iniciam o tempo instituído para a sua purificação. As cinzas, confeccionadas da queima dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do ano anterior, são um sinal de penitência, significando a condição do homem pecador, e a partir deste sinal cada fiel confessa exteriormente a sua culpa diante do Senhor.
As cinzas também são símbolo da vontade de conversão, confiando que o Senhor seja compassivo e cheio de misericórdia. Cada fiel, chamado à penitência e à conversão, cumpre através do itinerário quaresmal este caminho na celebração do sacramento da Reconciliação nos dias anteriores à Pascoa.
Quaresma
A Quaresma prepara os fiéis e catecúmenos para a celebração da Páscoa: os catecúmenos preparam-se para os sacramentos da Iniciação Cristã, e os fiéis comemoram o Batismo e praticam a penitência. Este tempo vai da Quarta-feira de Cinzas até a tarde da Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor.
As leituras do Antigo Testamento narram, como uma catequese quaresmal, a história da salvação: do princípio até a promessa da nova Aliança. Nas celebrações dominicais são narrados os episódios das tentações e da transfiguração do Senhor, e a futura glorificação de Cristo pela cruz e ressurreição. No último domingo, chamado de Ramos da Paixão do Senhor, celebra-se a entrada de Jesus em Jerusalém e sua Paixão.
Nos dias da semana as leituras bíblicas narram diversos temas da espiritualidade quaresmal, e nos primeiros dias da Semana Santa, narram o mistério da Paixão do Senhor. Na última Missa do tempo, na qual o Bispo abençoa os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o óleo do Crisma, celebra-se o messianismo de Cristo e sua continuação na Igreja por meio dos sacramentos.
Campanha da Fraternidade 2024
A Campanha da Fraternidade é um modo brasileiro de celebrar a quaresma. Ela, é uma campanha de evangelização que, com o tema proposto, quer “alcançar o coração dos cristãos, fazendo-lhes retornar ao coração do Evangelho.
Este ano de 2024 marca os 60 Anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo Brasil. O tema “amizade social” fundamenta-se na Encíclica “Fratelli Tutti” (FT) do Papa Francisco, publicada em outubro de 2020. Nesta encíclica, o Papa apresenta “seu projeto de fraternidade baseado na amizade social e no amor político, tendo o diálogo como caminho necessário para a cultura do encontro”.