Mato Grosso do Sul, 12 de fevereiro de 2025

Gripe eleva em 44% o número de atendimentos nas Upas de Campo Grande

O surto de doenças respiratórias fez aumentar em 44% a procura por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Campo Grande, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Atualmente, cerca de 6,5 mil pacientes estão sendo atendidos nas unidades de urgência e emergência de Campo Grande. A média de atendimentos nestas unidades em períodos normais é de 4,5 mil, conforme a secretaria.

Reforço de profissionais

Diante deste panorama, desde a semana passada, mais médicos reforçam os expedientes nas Upas (Unidades de Pronto Atendimento).

Noventa médicos estão escaladas nestas unidades, nesta semana. As escalas estão com ao menos dois médicos a mais e há equipes de apoio que estão indo nos locais com maior demanda, ainda conforme a Sesau.

Lotados

Mesmo com o reforço no número de profissionais de saúde, o cenário ainda é de lotação máxima em algumas da Upas da capital.

Na Upa do bairro Coronel Antonino a movimentação era intensa, especialmente de mulheres, crianças e idosos, nesta quinta-feira. Quatro clínicos e 6 pediatras faziam atendimento pela manhã.

Preocupante

O número de diagnósticos de doenças respiratórias vem aumentando em Mato Grosso do Sul, principalmente entre crianças de 0 a 9 anos, desde o mês passado.

Em abril houve aumento de 43,7% no número de internações de pacientes desse público, diagnosticados com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Em março, foram registrados 4 casos de Influenza A, subtipo H3N2, enquanto que comparado ao mês de abril, esse número aumentou para 27 casos, representando um aumento de aproximadamente 575%, conforme boletim divulgado pela Ses (Secretaria de Estado de Saúde), no dia 25 de abril.

“Era esperado”

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que monitora diariamente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados no estado e que, até o momento, o “aumento detectado é esperado devido ao período sazonal de vírus respiratórios”.

Novos leitos

Além disso, a secretaria trabalha no credenciamento de novos leitos privados de UTI neonatal e UTI pediátrica com referência para o Estado para atender a alta demanda instalada. “A resolução será publicada em Diário Oficial ainda neste mês”, diz a Ses.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi