Mato Grosso do Sul, 6 de fevereiro de 2025

Governo abre crédito de R$ 200 milhões para combate à gripe aviária

O Governo Federal publicou, nesta terça-feira, Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões para ações de enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1).

A verba será destinada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A Medida Provisória é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

O Brasil está em estado de emergência zoossanitária, devido a confirmação de casos de Influenza Aviária em aves silvestres em quatro estados (São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) – o número de focos da doença no país subiu de 19 para 24 até a última segunda-feira.

Com isso, as ações de controle e contenção da doença serão intensificadas, com o crédito aplicado no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Segundo o Ministério, entre as ações de controle e combate à Influenza Aviária estão a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos. Para isso, as equipes técnicas poderão contar com reforço para as ações pontuais in loco.

“O combate à gripe aviária é uma questão que merece a atenção de todos, pois o avanço da doença poderia impactar diversos setores do país. Por isso, essa medida vai nos dar mais segurança para o enfrentamento a esta crise sem maiores riscos”, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Portaria

Na semana passada, o Ministério publicou uma portaria que suspendeu, em todo território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. A medida, de caráter preventivo, tem validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária no país.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi