Mato Grosso do Sul, 5 de fevereiro de 2025

Bonito recebe autorização para explorar a Gruta Nossa Senhora Aparecida

Principal destino de ecoturismo do Brasil, Bonito deu um importante passo rumo à abertura de um novo atrativo turístico, a Gruta Nossa Senhora Aparecida. O município recebeu autorização do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para explorar a atração turística por 20 anos.

Assinada pelo superintendente do Patrimônio em Mato Grosso do Sul, Thiago Botelho, a portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira, dia 24 de maio e permite a exploração comercial, por 20 anos, na modalidade visitação/contemplação.

Conforme a portaria, o município tem um prazo de quatro anos para regulamentar a exploração e promover a construção da estrutura de apoio para atender os requisitos legais previstos no plano de manejo da área, que integrará um circuito formado também pelas grutas do Lago Azul e São Matheus.

“São mais de 20 anos de tentativas frustradas de abrir essa gruta para visitação e, agora, com o apoio do governador Eduardo Riedel, do deputado Paulo Corrêa, do Thiago Botelho, representando o Governo Federal, e dos deputados federais Vander Loubet e Dagoberto Nogueira, comemoramos essa importante conquista para o desenvolvimento do ecoturismo de Bonito e de toda região”, afirmou o prefeito Josmail Rodrigues.

Gruta

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1978, a Gruta Nossa Senhora Aparecida é desprovida de água e apresenta pouca iluminação natural. É constituída por um único e grande salão, também com piso inclinado, com 100 metros em sua maior extensão.

É ricamente ornamentada por conjuntos de espeleotemas, alguns deles denominados “anjos” por se assemelharem a figuras humanas com asas voando na posição vertical, que lhe conferem grande valor cênico.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi