Ação de combate a incêndios no Pantanal é mantida pelo Corpo de Bombeiros
A Operação Pantanal 2024, que é contínua e ocorre durante todo o ano em Mato Grosso do Sul, está em uma das etapas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) no bioma. A ação está na fase de desmobilização como parte do planejamento anual, prevê a retirada de materiais e equipamentos das áreas de combate aos incêndios florestais para realização de manutenção.
Esta etapa tem como principal atividade realizar a revisão e o conserto de todos os equipamentos utilizados pelos bombeiros nas ações de controle e extinção das chamas em diferentes municípios do Estado, que compõem o Pantanal e tiveram focos e incêndios florestais ao longo do ano.
“A Operação Pantanal não é só combate a incêndios, são várias atividades que a gente executa durante o ano inteiro para que quando haja necessidade, não importa a época, se está em estiagem ou não, a gente tenha condições e estrutura para combater os incêndios florestais”, explicou a diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Tatiane Inoue.
Com a desmobilização do trabalho no Pantanal, todos os equipamentos podem passar pela manutenção e assim continuar empregados nas ações de combate a incêndios em qualquer época do ano. “A desmobilização é uma das etapas da Operação Pantanal, que é contínua no nosso Estado. A atividade de combate a incêndio florestal exige muito de cada equipamento. Por isso precisamos estar com tudo pronto, tudo em ordem, a qualquer época e para atender qualquer situação”, afirmou a tenente-coronel.