GP da Austrália: Sainz vence após quebras de Verstappen e Hamilton
Pela primeira vez em 2024, o vencedor de uma corrida da Fórmula 1 não foi Max Verstappen. Na madrugada deste domingo, Carlos Sainz superou o tricampeão na segunda volta e não largou mais a liderança do GP da Austrália. A RBR do holandês enfrentou diversos problemas e abandonou já no começo. Em Melbourne, a Ferrari fechou uma dobradinha no pódio e contou com Charles Leclerc em segundo; a McLaren de Lando Norris fechou o top-3.
A primeira dobradinha da Ferrari desde o GP do Bahrein de 2022 terminou com o safety car virtual por uma batida de George Russell. O piloto britânico foi o terceiro a abandonar em Melbourne – Hamilton e Verstappen haviam deixado a corrida no início por problemas nos carros. A Mercedes não pontuou neste GP da Austrália.
O resultado deste domingo colocou Sainz em uma posição mais alta na tabela da F1. Ele não disputou o GP da Arábia Saudita por uma cirurgia, e voltou em Melbourne para somar mais 25 pontos e chegar aos 40, colocando-o na quarta colocação. Leclerc, porém, segue na frente do companheiro de equipe mesmo chegando em segundo na Austrália: com 47 pontos, ele sobe para ser o vice-líder da Fórmula 1.
O abandono de Verstappen também encerrou uma sequência de nove vitórias consecutivas do holandês, considerando os GPs de 2024 e os últimos de 2023 – desde o Japão, primeira vitória do tricampeão. O último piloto a vencer sem ser o holandês havia sido justamente Carlos Sainz, no GP de Singapura de 2023.
Resultado
Carlos Sainz (Ferrari) 1m513s363
Charles Leclerc (Ferrari) +2s366
Lando Norris (McLaren) +5s904
Oscar Piastri (McLaren) +35s770
Sergio Pérez (RBR) +56s309
Lance Stroll (Aston Martin) +1m24s818
Yuki Tsunoda (RB) +1m32s922
Fernando Alonso (Aston Martin)*
Nico Hulkenberg (Haas) +1m46s684
Kevin Magnussen (Haas) +1 volta
Alex Albon (Williams) +1 volta
Daniel Ricciardo (RB) +1 volta
Pierre Gasly (Alpine) +1 volta
Valtteri Bottas (Sauber) +1 volta
Guanyu Zhou (Sauber) +1 volta
Esteban Ocon (Alpine) +1 volta
George Russell (Mercedes) – ABANDONOU
Lewis Hamilton (Mercedes) – ABANDONOU
Max Verstappen (RBR) – ABANDONOU
* – Fernando Alonso terminou a corrida na sexta colocação, mas foi punido pelo acidente de George Russell e caiu para oitavo, sendo ultrapassado por Lance Stroll e Yuki Tsunoda
A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP do Japão no Circuito de Suzuka, em 7 de abril, válido como a 4ª etapa da temporada.