Mato Grosso do Sul, 9 de janeiro de 2025

CBF inicia construção de Centro de Desenvolvimento para uso do futebol de base em Campo Grande

Projeto de criação de um Centro de Desenvolvimento de Futebol em Campo Grande começou a sair do papel nesta última semana.

De acordo com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), a construção do Centro de Desenvolvimento de Futebol de Campo Grande, que terá estrutura para receber jogos dos campeonatos sul-mato-grossenses do futebol de base, faz parte do Fundo de Legado da Copa do Mundo, que começou a ser idealizado em 2015.

Os engenheiros responsáveis pela obra, que será coordenada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela FFMS, deram o pontapé inicial do trabalho nesta semana, com estacamento, limpeza e terraplanagem. Segundo a federação de futebol do Estado, até o fim de 2024 o espaço para atividade esportiva deve ficar pronto.

O Centro de Desenvolvimento será contruido em um terreno que fica na avenida Tamandaré, na saída para Rochedo, após o campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O imóvel já possui uma casa, que servirá de base operacional para as atividades de escolinhas de futebol e competições amadoras promovidas pela Federação de Mato Grosso do Sul.

O planejamento da obra que têm recursos da Fifa, conforme informações da FFMS, prevê a implantação de um centro de treinamento e competições, com um campo de grama natural e medidas oficiais (105m x 68m), vestiários, arquibancadas, além de amplo estacionamento para veículos e ônibus.

Enorme conquista

Jamiro Rodrigues, que será o gestor responsável da obra por parte federação de futebol, informa que dentro da organização para o inicio das obras efetivamente, a construção do Centro de Desenvolvimento chega em sua terceira etapa.

“A primeira etapa foi a escolha do local, com localização e espaços adequados e aquisição desta chácara. Depois, em uma segunda etapa, tivemos que providenciar as licenças necessárias e a produção do projeto. Agora, damos início efetivamente a obra. Houve uma preocupação ecológica com a manutenção das árvores e um cuidado com o meio ambiente na produção de lixo e dejetos e o seu destino, o que demandou tempo”, explica Jamiro.

O presidente da FFMS, Francisco Cezário, acredita que o Centro de Desenvolvimento é uma conquista enorme para o futebol do Estado. “Com o empreendimento poderemos organizar várias atividades, desde a formação de atletas, realização de competições e a formação e capacitação de profissionais. Começamos a construir uma nova dinâmica em nossa modalidade no Mato Grosso do Sul, uma casa própria”, enalteceu o dirigente.

Fonte: Correio do Estado

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi