Mato Grosso do Sul, 28 de dezembro de 2024

TCE-MS participa de Simpósio Nacional de Educação

A área da educação tem sido destaque, tanto nas fiscalizações, como nas ações voltadas à primeira infância, desenvolvidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, como exemplo, o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância.

Os desafios e os meios para melhorar a educação no País, após o período e os reflexos negativos causados pela pandemia, estão sendo debatidos por autoridades, especialistas e gestores de diferentes regiões no 5º Simpósio Nacional da Educação, que teve início nesta quarta-feira, 10, e vai até o dia 12 de maio, no Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), em Goiânia.

Como a área da educação tem sido destaque, tanto nas fiscalizações, como nas ações voltadas à primeira infância, desenvolvidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, como exemplo, o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, técnicos da Corte de Contas de MS participam do evento.

O diretor da Secretaria de Controle Externo (Secex), Eduardo dos Santos Dionizio, o chefe da Divisão da Educação e auditor de controle externo, Marcos Camillo e Fernanda Moro Serrano, supervisora da Divisão de Fiscalização de Gestão da Educação, estão em Goiânia representando o TCE-MS.

“O evento aqui no TCE do Estado de Goiás nos permite, além de debater os resultados da fiscalização ordenada ‘Operação Educação’, é estabelecer diretrizes para futuros encaminhamentos sobre as ações que serão desencadeadas para a continuidade de fiscalizações desta natureza. O foco principal é sensibilizar os gestores públicos para a adoção de medidas urgentes no sentido de adequar as unidades de ensino e oferecer aos alunos um espaço digno para a construção do conhecimento”, declarou Eduardo Dionizio.

Palestras, painéis e reuniões técnicas fazem parte da programação do simpósio. O Monitoramento dos Planos de Educação pelos Tribunais de Contas, Qualidade da Educação Pública e o Controle Externo, o Sistema Nacional de Educação, e a carreira do Magistério e o professor como solução da qualidade educacional, e a tecnologia na educação pública são temas de painéis dos debates.

O 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined) é uma iniciativa do Instituto Rui Barbosa, por meio de seu Comitê Técnico, do TCE-GO e do TCMGO com o apoio da ATRICON, CNPTC e ABRACOM. E tem como propósito estabelecer uma agenda comum entre gestores públicos, atores da educação e do controle público, em atenção às diretrizes, às metas e às estratégias do Plano Nacional de Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi