Mato Grosso do Sul, 11 de janeiro de 2025

Termo de cooperação vai fortalecer unidade de pesquisa para boas práticas na produção de leite

O Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) celebrou um termo de cooperação técnica e científica com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam) e o Laticínio Imbaúba com o objetivo de fortalecer projetos de pesquisa e extensão em boas práticas de produção de leite. O acordo foi celebrado nesta semana, na unidade de pesquisa de produção leiteira do Cepaer (UPleite), em Campo Grande.

O termo de cooperação consiste em direcionar o leite produzido pelo rebanho do Cepaer às instituições que, em contrapartida, irão contribuir com insumos, manutenção de benfeitorias, máquinas, equipamentos e softwares necessários a execução de pesquisas no setor leiteiro. “Com esse acordo nós vamos fomentar o desenvolvimento da pesquisa na UPleite, qualificar e intensificar o atendimento aos produtores, auxiliar o setor da indústria para o cumprimento das legislações e, posteriormente, realizar treinamentos para os agricultores familiares”, afirmou a gerente de pesquisa do Cepaer, Ana Cristina Ajalla.

Para o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, o fomento dessas pesquisas deve incentivar o crescimento da atividade leiteira de Mato Grosso do Sul, uma das mais comuns nas áreas da agricultura familiar, a partir do aprimoramento da infraestrutura do Cepaer, da ampliação de pesquisas e extensão desses conhecimentos. “A partir dessa parceria nós vamos conseguir ampliar a capacidade da unidade de pesquisa do leite e todo esse conhecimento será revertido à agricultura familiar”, ressaltou o diretor-presidente.

A assinatura do termo de cooperação contou com a presença do diretor-presidente Washington Willeman, do diretor-executivo Beto Carvalho, da gerente de pesquisa Ana Ajalla, do pesquisador responsável pelo projeto UPleite Vitor Corrêa, dos pesquisadores do Cepaer, do diretor da Imbaúba Edgar Rodrigues Pereira e da diretora da Fundapam Luzia Rojas (diretora da Fundapam); além dos servidores que colaboram diariamente com os trabalhos na unidade de pesquisa e capacitação em boas práticas na produção de leite.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi