Pulverização com enxame de drones já é realidade no Brasil
Se a pulverização com um drone já é solução para centenas de produtores, imagine com um enxame de deles. Pois esta é a novidade que a Eavision apresentou durante a Agrishow, o modelo EA-30X-PRO, capaz de operar em um conjunto de até três equipamentos com um único operador.
Para quem acompanha o mercado, sabe que a operação de drones em enxame era uma tendência anunciada há algum tempo por diferentes empresas que, contudo, não havia chegado ao mercado.
A principal vantagem é o ganho de escala, com o mesmo nível de precisão, economia e facilidade de operação dos drones convencionais. Assim, o conjunto multiplica por três a capacidade de cobrir 22,5 hectares por hora, chegando a mais de 60 hectares pulverizados em apenas uma hora.
Mas o EA-30X-PRO tem outros diferenciais importantes, como o sistema de sensores e radar para desvio de obstáculos, precisão e operabilidade, que aumenta o nível de segurança do voo e a eficiência da aplicação. A capacidade de cada equipamento é 30 litros de calda.
“Além de tudo isso, trata-se de um equipamento mais veloz na tomada de decisão, o que garante um desvio mais efetivo dos obstáculos e operação para todo tipo de terreno”, disse Fabrício Zavalo, representante técnico da Eavision.
A ferramenta também conta com sistemas de First Person View (FPV) de imagem estável, além de conjuntos de navegação noturna e de distribuição que garante operações estáveis e contínuas em ambientes de alta temperatura e umidade.
O novo veículo aéreo não tripulado (VANT) também está apto para distribuição de fertilizantes sem risco de entupimento, seja com grânulas ou mistura de defensivos, com margem de erro de cerca de 10 cm, o que reduz drasticamente a ocorrência de falhas e contaminação do solo.
O EA-30X PRO tem uma bateria inteligente, que oferece de 8 a 12 minutos de voo, e pode ser carregado de forma rápida em até 10 minutos.
Sem danos à lavoura
Podendo atuar em diversas culturas, com destaque para a produções de milho, soja, café e cana-de-açúcar, a novidade da Eavision consegue evitar o amassamento de 4% a 7% da cultura e não gera compactação do solo.
A ferramenta atua em Real Time Kinematic (RTK), uma correção em tempo real do posicionamento do drone, que trabalha com três constelações (GPS, Glonass e Beidou), utilizando de 36 a 39 satélites.
O modelo tem peso para portabilidade de apenas 67 kg, pode atingir até 36 km/hora e é o único no mercado que voa até de 70 cm do alvo, enquanto outras alternativas podem chegar no máximo 1,5 m de altura mínima.
Além de marcar presença pela segunda vez na Agrishow, a Eavision também vai promover durante o evento demonstrações com o EA-30X PRO, o EA-30X e o Falcon, que junto com o modelo Tucano, formam o portfólio da empresa.