Mato Grosso do Sul, 6 de janeiro de 2025

Pioneiro no Brasil: Mato Grosso do Sul lança Zoneamento Agroecológico

Usar a tecnologia para auxiliar os produtores na escolha da melhor época do ano e do melhor solo, minimizando perdas na cultura semeada, é a promessa principal do sistema de Zoneamento Agroecológico, anunciado nesta quinta-feira pelo Governo do Mato Grosso do Sul.

O programa é, segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o primeiro do Brasil a oferecer um sistema de super detalhamento em prol do avanço do agronegócio.

“O Zoneamento Agroecológico vai permitir que o agricultor saiba o momento mais apropriado para plantar algodão, ou melancia, ou ainda frutas, considerando não só as características do solo, mas a capacidade de retenção de água, a distribuição de chuvas durante o ano”, conta, Verruck.

“Isso aumenta muito a chance de acertar. Ou seja: permite estimar o risco climático e otimizar o plantio das diferentes culturas agrícolas. O Estado terá um calendário agrícola de alta precisão”, completa político.

A pasta explica que, por enquanto, o único Mapa já disponível é o que mostra a capacidade de retenção de água de cada solo, mas diz que a previsão é, até setembro, finalizar os trabalhos de coleta de amostras e análises de solo.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi