Pesquisa aponta que 57% dos europeus admitem não conhecer nada sobre o agro brasileiro
A maioria dos europeus (57%) admitem não conhecer “nada” sobre o agro do Brasil. Essa é uma das conclusões da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, que foi apresentada durante o 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio.
A pesquisa foi realizada no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca entre em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores. No total, 590.000 fontes foram consultadas em quatro países, das quais apenas 11,2% disseram conhecer bem.
Na categoria cidadãos, menos de 8,8% afirma conhecer bem o agronegócio do Brasil. Já entre os jornalistas, foram os franceses que demonstraram maior percentual de conhecimento, com 31,1%.
A pesquisa foi conduzida pela consultora europeia de ‘Brand Value Management’, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
O objetivo foi buscar dados consistentes sobre a percepção do mercado europeu a respeito do agro nacional, buscando apresentar uma visão estratégica da cadeia produtiva, ponto fundamental para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro.
“A pesquisa foi o primeiro levantamento feito sobre a percepção europeia quanto ao agro brasileiro. E para qualquer estratégia ou ação de melhoria é necessário, primeiro, saber onde estão as questões a serem trabalhadas”, disse o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.
Reputação do agro brasileiro
Além do desconhecimento, o índice global de reputação do agronegócio brasileiro oscila entre “moderado” ou “vulnerável” entre os europeus, o que está abaixo de “robusto” ou “excelente” e acima de “fraco”.
Os indicadores variam entre 58,4% entre os jornalistas da República Checa e 66,3% entre os jornalistas franceses. Entre os cidadãos, o melhor nível ficou entre os alemães, com 65,8%, e o pior entre os checos, com 59,6%.
As piores avaliações ficam para o tópico ESG, especificamente, sobre o meio ambiente com indicadores entre 53% a 63,5%. Já as melhores foram atribuídas no aspecto “prosperidade” com avaliações entre 68,2% e 74,4%.
Apesar disso, a reputação do agro brasileiro é melhor entre os europeus do que a do próprio Brasil em 11 das 12 categorias avaliadas. Segundo os autores, isso quer dizer que o setor traz mais visibilidade ao país, do que o país ao setor.
Quais as conclusões sobre o que os europeus pensam sobre o agro do Brasil?
1 – Realidade não percebida é desperdício de riqueza
2- Brasil é um gigante desconhecido
3- A marca “agro brasileiro” tem percepção superior a marca Brasil
4- Expectativas por diferenciação, aspectos únicos e inovação
5- O cooperativismo será de vital
6- Falta de lideranças com mais credibilidade
7- Manter bom relacionamento com jornalistas
8- O café brasileiro tem boa reputação
9- Não basta comunicar, é preciso conquistar corações e mentes
10 – Marca Brasil e marca Agro do Brasil precisa nos reunir
11- Não basta falar, o Brasil precisa provar os pontos positivos
12 – O desafio dos desafios: o desconhecimento do Brasil