Mato Grosso do Sul, 12 de janeiro de 2025

Com 300 mil turistas, Bonito deve bater recorde histórico de visitantes em 2023

Bonito, município localizado a 297 quilômetros de Campo Grande, deve bater recorde histórico de turistas neste ano.

A turismóloga e coordenadora do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), Janaina Mainchein, afirmou que o município deve ultrapassar a marca histórica de 300 mil visitantes em 2023.

De acordo com relatório divulgado pela OTEB, 284.154 turistas visitaram o município até novembro.

Segundo a turismóloga, o ano de 2023 foi extremamente positivo em razão do número recorde de turistas, bom desempenho da taxa de ocupação de hotéis e aumento do número de visitas em atrativos turísticos.

Com isso, 2023 foi a melhor temporada para o turismo de Bonito desde 2015, quando números turísticos começaram a ser monitorados no destino.

“Tudo indica que Bonito fecha a temporada de 2023 com recorde de visitantes, superando 2022, considerada a melhor temporada desde 2015. A expectativa é fechar 2023 com um aumento aproximadamente 10% no número de visitações nos passeios de Bonito-Serra da Bodoquena. Em 2022, Bonito registrou 846.627 visitações, conforme levantamentos do BCVB”, afirmou a profissional à reportagem.

Expectativas para 2024

De acordo com a OTEB, as expectativas para 2024 são ótimas.

Há perspectivas de grande potencial de crescimento do turismo Bonito-Serra da Bodoquena, em razão das seguintes probabilidades:

Abertura para visitação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Pavimentação da Estrada do 21 (MS-345), que vai reduzir a distância com Campo Grande e Bonito em 40 km

Proximidade com o Pantanal, destino que atrai principalmente público estrangeiro, havendo já roteiros integrados Bonito-Pantanal sendo comercializados

Incremento no turismo de eventos (culturais, esportivos, técnico-científicos etc), aumentando o fluxo de visitante na baixa temporada

Continuidade nas ações de promoção e divulgação em feiras nacionais e internacionais realizadas pela Secretaria de Turismo de Bonito, Fundação de Turismo de MS, entidades do setor e também pelas próprias empresas de turismo, principalmente em investimentos nas redes sociais

Efetivação da Rota Bioceânica – maior fluxo de turistas de países vizinhos que se integram com Mato Grosso do Sul por rodovias

Ampliação do aeroporto estadual de Bonito

Números

Dados divulgados pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) apontam que o município recebeu 24.771 turistas no mês de novembro e 284.154 visitantes de janeiro a novembro de 2023.

Conforme o levantamento, a maioria dos turistas brasileiros que visitaram Bonito são dos estados de São Paulo (32,55%), Rio de Janeiro (10,17%), Paraná (9,64%), Santa Catarina (9,64%), Mato Grosso do Sul (7%), Rio Grande do Sul (6,89%), Minas Gerais (6,10%), Distrito Federal (2,43%), entre outros.

A região sudeste (54,71%) representa mais da metade dos turistas de Bonito, seguido pela região Sul (27,30%), Centro-Oeste (12,07%), Nordeste (4,54%) e Norte (1,38%).

Já os turistas estrangeiros que visitaram o município são dos países do Paraguai (1,23%), Holanda (0,93%), Alemanha (0,89%), Estados Unidos da América (0,87%), Argentina (0,62%), entre outros.

Passeios

Bonito-Serra da Bodoquena possuem diversos passeios para todas as idades, gostos e bolsos.

A cidade possui rios de águas cristalinas, cavernas/grutas secas e alagadas, cachoeiras, trilhas, balneários, observatórios naturais, flutuação e mergulho em rios, praias de água doce, boia cross e aquários.

Os passeios variam de R$ 70,00 a R$ 1.900,00. Confira:

Gruta do Lago Azul – cartão postal da cidade

Grutas de São Miguel

Grita São Mateus

Gruta Catedral

Gruta do Mimoso (nova atração)

Abismo Anhumas

Nascente Azul

Lagoa Misteriosa

Rio Sucuri

Rio da Prata

Rio Formoso

Aquário Natural

Estância Mimosa

Boca da Onça

Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Balneário do Sol

Balneário Bosque das Águas

Balneário Municipal

Eco Park Porto da Ilha

Eco Serrana Park

Recanto das Águas

Cânion do Rio Salobra

Fazenda Ceita Corê

Buraco das Araras

Buraco do Macaco

Praia da Figueira

Projeto Jiboia

Biopark

Fonte: Correio do Estado

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi