Carne bovina abre caminho pela Rota Bioceânica para exportação brasileira
Um caminhão com 12 toneladas de carne congelada e desossada bovina inaugurou a Rota de Integração Latino-Americana (RILA), também conhecida como Rota Bioceânica.
O primeiro embarque oficial de mercadorias pelo corredor que liga o Brasil aos portos do norte do Chile foi feito pelo frigorífico da Friboi, empresa da JBS. O caminhão de carne bovina saiu da unidade da empresa de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, ontem (dia 22) e tem previsão de chegada para o dia 29 de novembro.
Antes da chegada ao Chile, o caminhão fará travessia de balsa pelo Rio Paraguai, passará por várias cidades argentinas, até completar seu destino na cidade chilena de Iquique.
“Essa nova opção de rota pode diminuir o tempo de entrega aos nossos clientes chilenos, por exemplo, em até 5 dias, agilizando o fluxo no transporte dos produtos”, disse Bruno Correa da equipe de exportação da Friboi.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, trata-se de um momento histórico. “Estamos inaugurando hoje, oficialmente, o transporte de mercadorias pela Rota, enviando uma das principais comoditties da pauta de exportações brasileira e sul-mato-grossense e com o selo de qualidade que é a carne bovina produzida em Mato Grosso do Sul”, comemorou.
A Rota
A Rota Bioceânica, que tem conclusão da obra prevista para 2025, criará importante conexão viária entre o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico. Terá início em Mato Grosso do Sul, na cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo; atravessará em território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.
A nova rota percorrerá os quatro países por um traçado de 3.320 quilômetros, encurtando a distância entre o Brasil e a Ásia em 8 mil km (o equivalente a 15 dias).
O transporte inaugural acontece durante a terceira edição da expedição organizada pelo Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte) para promover a Rota.