Mato Grosso do Sul, 11 de janeiro de 2025

Brasil é o primeiro país a exportar carne de frango para Israel

O ministério da Agricultura e Pecuária anunciou que Israel abriu seu mercado para a carne de frango brasileira. A negociação entre os dois países foi finalizada ontem.

O Brasil é o primeiro país do mundo a exportar carne de frango para o mercado israelense. Segundo o Mapa, tal feito atesta o alto nível de credibilidade e confiança do sistema brasileiro de defesa agropecuária.

Representantes do Mapa estão em Israel, onde mantiveram, reuniões com autoridades sanitárias locais e realizaram visitas a estabelecimentos produtivos para coletar informações sobre o processo de produção “kosher” (adequado aos preceitos do judaísmo), ao qual as empresas exportadoras para Israel deverão aderir.

O ministério ressalta que o abate e o processamento “kosher” não afetam a inocuidade dos produtos nem o cumprimento de preceitos de bem-estar animal.

O ministro Carlos Fávaro ressaltou que a gripe aviária de alta patogenicidade não atingiu granjas comerciais do país até o momento porque o avicultor brasileiro é muito eficiente. O Brasil tem 86 casos confirmados de gripe aviária até o momento – 84 em aves silvestres e dois em criações de fundo de quintal.

O Brasil é um dos únicos países que ainda se mantém com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves comerciais, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Israel

Israel é um dos maiores consumidores mundiais “per capita” de carne de frango e apresenta grande demanda por cortes de maior valor agregado, como o peito e o “shawarma”.

País com 9,5 milhões de habitantes, Israel é um mercado com demanda crescente por carne de frango.  Segundo dados do Ministério da Agricultura israelense (MOAG), o país consumiu mais de 600 mil toneladas de carne de frango nos últimos anos. E as projeções deste mercado são promissoras, com expectativa de aumento da demanda para mais de 700 mil toneladas anuais até 2026.

É a proteína animal mais consumida no país, em torno de 42,5 quilos per capita por ano, o que torna Israel um dos maiores consumidores per capita de carne de frango no mundo.

ABPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou abertura de Israel para a carne de frango do Brasil.

“Há boas expectativas quanto ao fluxo de exportações para este mercado, que projeta um aumento na necessidade de consolidação de parceiros para complementar a oferta local de produtos, para o fornecimento em um segmento específico, o kosher. É mais uma conquista relevante sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, ampliando a presença internacional da carne de frango do Brasil”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Desde o início do ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária abriu 42 novos mercados externos nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação dos mais diversos produtos agropecuários.

Carne de frango

Conforme a estimativa da ABPA, a produção de carne de frango deverá alcançar até 14,95 milhões de toneladas produzidas ao longo dos 12 meses de 2023, número 3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 14,52 milhões de toneladas.

A disponibilidade de produtos no mercado interno deverá alcançar 9,85 milhões de toneladas, volume 1,5% superior às 9,70 milhões de toneladas registradas em 2022. Com isto, o consumo per capita de carne de frango deverá ficar em 46 quilos neste ano, dado 1,5% maior que os 45,2 quilos per capita registrados em 2022.

Pela primeira vez na história, o setor avícola deverá superar a barreira de cinco milhões de toneladas exportadas, se confirmadas as projeções da ABPA. Neste ano, a expectativa da entidade é de embarques totais de 5,20 milhões de toneladas, volume até 8% superior aos embarques registrados em 2022, com 4,82 milhões de toneladas.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi