Após vistoriar 30 mil km de lavouras, grupo faz projeção impactante sobre safra de soja
O Rally da Safra 2024 divulgou estimativas de safra surpreendentes para muitos sobre a temporada 2024 da soja.
Enquanto a grande divergência entre consultorias e órgãos públicos gera dúvidas, as equipes do Rally foram conferir pessoalmente os impactos do clima nas lavouras.
No total, eles percorreram quase 30 mil km, 125 municípios e oito estados para coletar amostras de 725 propriedades com objetivo de gerar os dados mais confiáveis para prever a safra da oleaginosa na safra 2023/2024 no Brasil.
O Rally da Safra divulgou, nesta semana, que sua previsão da produção de soja no Brasil é de 152,2 milhões de toneladas. O número indica reduções em relação à estimativa inicial realizada em setembro (169,1 milhões de toneladas), bem como em relação à safra passada (159,7 milhões de toneladas).
Apesar disso, o volume previsto seria o segundo maior da história, perdendo apenas para a temporada 2022/2023 que teve desempenho extraordinário.
Do mesmo modo, a produtividade agrícola avaliada até o dia 20 de fevereiro pela equipe do Rally da Safra também é positiva com 55,5 sacas por hectare em média, sendo a 7ª maior dos últimos 50 anos.
Haverá quebra de safra de soja?
Sim, mas no geral, parte das perdas em alguns estados será compensada por aumento da produção em outros. Desse modo, o resultado deve ser uma safra 7,5 milhões de toneladas menor que na temporada passada.
As maiores reduções em relação à safra passada estão concentradas em Mato Grosso, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mapito e Bahia, com queda total de 13,8 milhões de toneladas.
Por sua vez, Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter um aumento de produção total de 7,3 milhões de toneladas.