Mato Grosso do Sul, 10 de janeiro de 2025

Agropecuária amplia fatia no “bolo crescente” de máquinas linha amarela

A pujança e a mecanização da agropecuária brasileira mais que triplicaram a participação do setor nas vendas de maquinários de construção, chamados de linha amarela, em cerca de 10 anos, saltando de 5% a 6% para fatias de 15% a 20% a partir de 2021.

A informação traz um parâmetro sobre a importância das atividades dentro das fazendas dos maquinários como escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras, perfuradoras, empilhadeiras e outros equipamentos pesados.

“O share do agro no segmento aumentou ao mesmo tempo que as vendas de linha amarela. Ou seja, o agro tem uma fatia maior de um bolo que já estava crescendo”, diz Thomas Spana, gerente de Vendas e Marketing da Divisão de Construção da John Deere para América Latina.

Por isso, expositores da M&T Expo trazem equipamentos de linha amarela adaptados para as atividades no campo. A feira ocorre em São Paulo até amanhã e reúne dezenas de marcas de todo o planeta.

A oferta converge com diversas necessidades de produtores rurais em busca de níveis de eficiência cada vez mais altos no setor.

Para Maurício Moraes, gerente de Marketing da Case Construction, por exemplo, não existe mecanização completa da agropecuária sem o uso de maquinários de construção.

“A melhoria da produtividade do agro passa pela utilização da forma correta das duas linhas de maquinários, os de construção e os agrícolas. São dezenas de exemplos, desde nivelar solo ou preparar terra, logística de insumos na fazenda, obras, manutenções e tantos outros”, cita.

Segundo levantamentos, inclusive, alguns destes maquinários sustentam uma média de horas de utilização por ano dentro das fazendas acima até mesmo de maquinários agrícolas típicos, como colheitadeiras, por exemplo.

Isso ocorre justamente devido a versatilidade de funções exercida por alguns deles, o que acaba estimulando, cada vez mais, a adoção de frotas de linha amarela por produtores rurais e o aquecimento do mercado de locação.

“Sim, a gente vê um aumento exponencial. A partir de 2022, a gente teve um crescimento no mercado de linha amarela de quase 40% dentro das fazendas. No nosso caso, o percentual é ainda maior pela excelência de nossa marca também no agro”, diz Mariana Bicalho, gerente de Marketing da New Holland Construction.

Gigantes chinesas

O potencial do nicho atrai também gigantes chinesas que adaptam seus equipamentos ao setor e visam ampliar sua participação no agro. A LiuGong e a XCMG são dois exemplos com amplo leque de soluções e expectativa soluções altamente competitivas.

“A gente fez faz um trabalho muito agressivo. Aqui no Brasil, a gente tem 98% de cobertura nacional. A região que a gente vende bastante pro agro é o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e conseguimos atuar em vários nichos dentro da agricultura”, diz Herbert Francisco, diretor de Estratégia e Operações da LiuGong na América Latina.

O desempenho do agronegócio brasileiro nas últimas décadas e suas projeções é o principal motivo para o interesse. A XCMG, por exemplo, participou de 75 feiras agropecuárias em 2023, desde as maiores até outras menores.

“Esse ano a nossa expectativa até de aumentar esse número. Não pudemos participar de algumas feiras no ano passado e a ideia é estar em 2024 para estar presente, mas também para chamar a atenção para esse assunto. Prevemos um crescimento bastante acelerado”, pontua Renato Torres, diretor Comercial da XCMG.

Quem usa linha amarela no agro?

O perfil dos produtores rurais usuários de máquinas linha amarela é mais variado do que se imagina. Afinal, toda propriedade rural tem nestes equipamentos as soluções mais eficientes em atividades necessárias diária ou periodicamente.

“De acordo com o perfil da propriedade, o agricultor tem uma necessidade diferente. As propriedades menores têm um uso muito maior de retroescavadeira e escavadeiras pequenas. Propriedades maiores, a gente já vê carregadeiras daí de diferentes portes e diferentes tamanhos de escavadeiras”, comenta Spana.

Ainda assim, uma parcela relevante dos produtores tem pouco contato com tais maquinários e muitos deles teriam condição de ter frota própria ou mesmo locar este tipo de solução.

“Há produtores com condição financeira que não têm por falta de conhecimento. Acredito que o mercado de máquinas seria muito maior se esses agricultores soubessem quanto melhora a produtividade e a operação”, avalia Moraes.  

Quais são algumas das funções da linha amarela nas fazendas?

Preparação do Solo: Tratores e escavadeiras podem ser utilizados para preparar o solo para plantio, como arar, gradear e nivelar.

Manejo de Resíduos: Maquinários de linha amarela podem ser utilizados para manejar resíduos agrícolas, como limpeza de terrenos e remoção de detritos após colheitas.

Transporte de Materiais: Caminhões basculantes e carregadeiras podem ser empregados no transporte de materiais agrícolas, como fertilizantes, ração animal e colheitas.

Manutenção de Estradas e Acessos: Equipamentos como motoniveladoras e rolos compactadores podem ser usados para manter estradas internas da propriedade e acessos em boas condições.

Construção de Estruturas Agrícolas: Equipamentos como retroescavadeiras e escavadeiras podem ser empregados na construção de estruturas agrícolas, como barragens, canais de irrigação, tanques de armazenamento de água e instalações para animais.

Drenagem: Escavadeiras e tratores podem ser usados para construir sistemas de drenagem, ajudando a controlar o fluxo de água no campo e prevenir inundações.

Manejo de Silagem e Feno: Empilhadeiras e tratores com acessórios específicos podem ser utilizados para o manejo de silagem e feno, desde o corte até a armazenagem

Terraplanagem: Maquinários como niveladoras e escavadeiras podem ser empregados na terraplanagem de terrenos agrícolas, nivelando áreas para a construção de estufas, galpões ou pistas de pouso para aeronaves agrícolas.

Prevenção de Erosão: Tratores e escavadeiras podem ser utilizados na construção de terraços ou outras estruturas de controle de erosão para proteger o solo de perdas durante chuvas intensas.

Silvicultura: Em propriedades agrícolas que incluem áreas florestais, maquinários de linha amarela podem ser usados para o manejo de florestas, incluindo o desbaste de árvores, limpeza de áreas e preparação para reflorestamento.

Manutenção de Barragens e Tanques: Escavadeiras e retroescavadeiras podem ser empregadas na manutenção de barragens e tanques de armazenamento de água, removendo sedimentos acumulados e realizando reparos quando necessário.

Instalação de Sistemas de Irrigação: Equipamentos de construção civil podem ser utilizados na instalação de sistemas de irrigação, incluindo a abertura de valas para tubulações e a preparação de locais para a instalação de sistemas de gotejamento ou aspersão.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi