Mato Grosso do Sul, 6 de janeiro de 2025

TCE-MS inaugura Espaço Cultural com exposição, música, poesia e emoção

Um sarau com direito a música, poesia, exposição de telas de artistas consagrados de Mato Grosso do Sul e muita emoção, marcaram a inauguração do Espaço Cultural do Tribunal de Contas, na noite desta segunda-feira (25). O saguão de entrada da Corte de Contas foi o espaço onde autoridades, conselheiros, servidores e expoentes da cultura foram recepcionados para a noite de celebração às múltiplas expressões artísticas de MS. 

Para o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, o Tribunal de Contas cumpre um importante papel junto à sociedade que é zelar pela boa gestão pública, “e nessa perspectiva, o TCE abre suas portas para reconhecer a grandeza de nossos artistas, com este espaço físico que vai divulgar a qualidade, o conteúdo, a história da cultura sul-mato-grossense. E faço aqui, a homenagem em nome de todos os demais artistas de nosso MS, à uma importante pessoa que nos deixou há poucos dias, a nossa cantora Delinha”, ressaltou.  

 O presidente do TCE-MS, ainda destacou que, atualmente, o Estado passa por um momento de gestão totalmente diferente, com um governo moderno e que traz todos os poderes em seu entorno, visando o bem-estar da sociedade sul-mato-grossense. “O governador Eduardo Riedel não tem faltado em momento algum, em apoiar todos os poderes, em especial a cultura, a nossa moda de viola, principalmente aos nossos artistas reconhecidos”, concluiu.

Referência nacional quando o assunto é educação, cultura e história de Mato Grosso do Sul, o professor universitário, Gilberto Luiz Alves, destacou que o Tribunal de Contas é uma instituição respeitada e que tem o reconhecimento social. “O TCE iniciando essa experiência, criando esse espaço, será muito positivo no sentido de ajudar a dinamizar as outras instituições e os demais espaços, uma experiência que toda a sociedade poderá usufruir, mesmo porque a arte é um elemento fundamental para a formação cultural do homem”.

A noite de nascimento do Espaço Cultural do Tribunal de Contas foi celebrada com diversas expressões artísticas, como a exposição de telas criadas por 26 pintores sul-mato-grossenses “in memoriam”, homenageados por meio de seus familiares, que ocuparam o lugar de destaque na cerimônia. “A homenagem vai ficar exposta até o mês de fevereiro de 2024. Sendo um reconhecimento ao legado desses artistas que não estão mais entre nós, mas que tanto contribuíram com a nossa cultura”, afirmou a curadora e criadora do projeto, Selma Rodrigues, mais conhecida como “Seceu” – viúva do renomado artista plástico Isaac de Oliveira. 

Outro momento especial foi a apresentação cultural do sarau “Voar Fora da Asa”, uma leitura da obra de Manoel de Barros, feita pela atriz e jornalista Bianca Ramoneda, e pelo músico Leandro Perez.

Para Eduardo Mendes, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o momento é de felicidade e celebração. “Temos obras aqui hoje expostas, que foram cedidas pela Fundação de Cultura, e o correto é isso, trabalharmos em parceria para que as pessoas possam apreciar essas obras de arte. E, estar aqui hoje, dentro do Tribunal de Contas, vendo tudo isso, é um momento realmente para comemorarmos, porque toda a sociedade é quem ganha”, finalizou.

Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Conffi