Som da Concha do próximo domingo traz Dagata e Banda V12 na Concha Acústica Helena Meirelles
O Som da Concha 2024 traz para Campo Grande, no próximo domingo (8), uma programação imperdível para os amantes da música. O cantor Dagata se apresentará com o show “Vela, Fogo e Pavio”, enquanto a Banda V12 traz o espetáculo “Entre Máquinas e Nuvens”. As apresentações ocorrerão na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas. A entrada é gratuita, começando às 18 horas.
Criado em 2008 pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), atualmente vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o Som da Concha é um projeto que visa valorizar e divulgar a música sul-mato-grossense. Em 2024, o evento expandirá suas apresentações para cidades do interior do estado, ampliando seu alcance e reafirmando seu compromisso com a cultura regional.
Dagata
Fernando de Castro Além, mais conhecido como Dagata, é natural de Dourados e atua na música de Mato Grosso do Sul desde 1998. Ele é vocalista da banda Dagata & Os Aluízios, o grupo de rock mais antigo em atividade na cidade, fundado em 2001. A banda já lançou três álbuns de canções inéditas e versões: o primeiro, homônimo, de 2003; o segundo, Tererefonia, de 2014; e o terceiro, A Rua dos Ipês, de 2018.
Atualmente, Dagata está trabalhando em seu álbum solo, com previsão de lançamento até 2025. O cantor e compositor tem uma carreira sólida em Mato Grosso do Sul, tendo se apresentado em diversos eventos culturais importantes. Ele foi responsável pela abertura da primeira edição do Som da Concha, em 2008, e também se apresentou na edição de 2009. Além disso, participou das Temporadas Populares (2000 e 2001) e do Festival de Inverno de Bonito em 2007.
Com 26 anos de carreira, Dagata se apresenta em bares e casas noturnas de Mato Grosso do Sul, tanto com sua banda quanto em carreira solo. Ele interpreta suas composições autorais e também faz versões de sucessos do rock nacional, do rock internacional e da MPB.
Além de sua trajetória musical, Dagata é também um produtor cultural. Ele é o idealizador e produtor do Festop, o Festival de Todos os Povos, realizado em Dourados/MS, que, em sua primeira edição, reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça Antônio João.
Banda V12
O show Entre Máquinas e Nuvens, da Banda V12, é uma celebração à música sul-mato-grossense e à amizade dos integrantes que compartilham uma paixão pela arte musical local. O espetáculo revisita a obra da banda Vaticano 69, um dos maiores nomes do rock de Mato Grosso do Sul, sem cair no clichê do saudosismo. A apresentação trará ao público clássicos como Um Breve Estudo Sobre o Tempo, Cavalo de Troia, Do Que Você Tem Medo?, Uma Pra Estrada, entre outros, que atravessaram gerações e continuam a emocionar os fãs até hoje.
A Banda V12, com Marcelo Tezeli nos vocais e guitarra, promete um show vibrante, revisitando a obra do Vaticano 69 com uma performance energética e de alta qualidade. Ao lado de Tezeli, os músicos Evandro Vaz (guitarra), Dody (baixo), Fabrício d’França (bateria), Denis Subtil (teclado) e Ricardo Lauro (metais) garantirão uma apresentação de grande potência musical.
Além de homenagear o legado do Vaticano 69, a Banda V12 também apresentará um repertório autoral, com músicas inéditas que fazem parte da nova fase do grupo. A banda trará uma sonoridade moderna, combinando elementos dos anos 90 com novas influências, utilizando beats, timbres e arranjos contemporâneos. A ideia é unir as gerações e proporcionar ao público uma experiência sonora única, revivendo a energia das músicas que foram sucesso nas rádios e programas de TV da época.
A homenagem ao legado de Geraldo Roca, integrante do Vaticano 69, também está presente no show, com a inclusão de músicas como Uma Pra Estrada, cujos versos reverenciam o icônico músico, que foi uma figura central na música urbana de Mato Grosso do Sul.
Serviço
Som da Concha com Dagata e Banda V12
Data: domingo, 8 de dezembro de 2024
Horário: 18h
Local: Concha Acústica Helena Meirelles, Parque das Nações Indígenas – entrada pela R. Antônio Maria Coelho, 5655 – Carandá Bosque – Campo Grande (MS)
Entrada: gratuita