Festival de Inverno de Bonito 2024 terá atrações para toda família
Em sua 23ª edição, o Festival de Inverno de Bonito terá 150 atrações totalmente gratuitas e ações transversais para entreter a família com arte e cultura. Com 15 horas diárias de programação, o evento será realizado de 21 a 25 de agosto contando, pelo 2º ano consecutivo, com o Festival Bonitinho, além de teatro, arte circense, literatura, economia criativa e muita música com a atração internacional Concerto Gaya, de Portugal (dia 22), e os shows nacionais de Alexandre Pires (21), Zé Ramalho (23), Olodum e Sandra de Sá (24) e Teodoro e Sampaio (25).
Para o governador Eduardo Riedel, o Festival de Inverno, além de oferecer o melhor da cultura, promove Mato Grosso do Sul como um destino rico em arte, lazer e ecoturismo. “O Festival já é uma marca consolidada de Mato Grosso do Sul e de Bonito, claro, mas ele tem a capacidade e a dimensão de trabalhar muitas formas de desenvolvimento. É um produto turístico hoje e a gente conseguiu fechar a programação quatro meses antes do Festival para que a nossa Fundação de Turismo promovesse fora do Estado, fora do País, nos encontros de turismo, mundo afora. Ele é um produto social, de formação educacional, até o Bonitinho, que foi uma inovação do ano passado e está fazendo um grande sucesso, ajuda as nossas crianças também a terem acesso às programações culturais apropriadas à idade. O festival integra não só o turismo, [mas também] o esporte, a natureza, e leva o nome do Mato Grosso do Sul com aquilo que é o nosso DNA, a nossa alma, a nossa referência cultural, gastronômica, de turismo e natureza”, disse.
De acordo com o secretário Marcelo Miranda, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), são esperadas 120 mil pessoas nos cinco dias de evento, fruto de um trabalho integrado na gestão estadual. “Acho que o Festival de Bonito é um exemplo muito claro da importância dessa transversalidade de todos os órgãos do governo. Nós temos lá o Festival Bonitinho, que a gente leva atividade física, lazer e atrações culturais infantis para a criançada, valorizando a participação da família. Temos a Fundação de Turismo, que teve um papel muito importante. Fechamos a programação com quatro meses de antecedência, exatamente para atender a nossa solicitação da Fundação de Turismo, para que a gente possa vender isso como produto para atrair turismo para o Estado, trazer um recurso novo para o Estado. Então, acho que essa transversalidade é fruto dessa pasta que foi criada e que tem como objetivo em geral, exatamente isso”, finalizou.