Mato Grosso do Sul se classifica entre os municípios mais lucrativos do agronegócio
O Estado de Mato Grosso do Sul se destacou com 14 municípios classificados entre os 100 mais ricos voltados para o setor do agronegócio em 2023. A pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio da Secretaria de Política Agrícola foi divulgada na última quinta-feira, dia 17 de outubro. O estudo avaliou aproximadamente 100 dos municípios mais ricos do Brasil no setor agropecuário, utilizando informações da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM).
Segundo a pesquisa, o valor total da produção no ano passado atingiu R$ 814,5 bilhões. Esses 100 municípios que mais se destaca, representam cerca de 31,9% desse montante, totalizando R$ 260 bilhões. Somente a área colhida somou 95,8 milhões de hectares, com esses municípios contribuindo com 34,5% do total, equivalente a 33,1 milhões de hectares.
Os municípios de Mato Grosso do Sul constam na lista dos mais prósperos no setor incluem Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia, Dourados, Rio Brilhante, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Nova Alvorada do Sul, Naviraí, Caarapó, Laguna Carapã, Aral Moreira e Amambai. O Estado se destaca como o segundo estado com o maior número de representantes no ranking, ficando atrás apenas de Mato Grosso.